Perante uma plateia reunida junto aos Paços do Concelho para a apresentação da recandidatura de Inês de Medeiros à presidência da Câmara Municipal de Almada, o Secretário-Geral assumiu o compromisso de avançar com uma nova lei das finanças locais, uma prioridade a ser destacada já na próxima Convenção Autárquica do partido, marcada para este sábado, dia 13, em Coimbra.
Na ocasião, o líder do PS defendeu que só com um novo enquadramento financeiro será possível assegurar aos municípios os meios indispensáveis para dar resposta aos grandes desafios da habitação.
“O Partido Socialista não se resigna a promessas sucessivas sem execução”, avisou, criticando fortemente o Governo da AD por ter prometido passar primeiro de 26 mil para 59 mil fogos, depois para 130 mil, “sem nada concretizar”.
“Aquilo que fez até agora foi limitar-se a entregar as casas que os socialistas deixámos preparadas e resolvidas com as políticas de governação do PS”, contrapôs, afiançando o compromisso sólido do partido com resultados concretos.
E neste sentido, enfatizou ser “agora preciso ter mais ambição e uma verdadeira lei que dote as autarquias da capacidade de agir”.
A sessão em Almada serviu também para o líder do PS sublinhar a importância estratégica do túnel da Trafaria, obra que classificou como decisiva para melhorar a mobilidade local e desbloquear a ligação entre Almada, Lisboa e toda a Área Metropolitana.
“É uma prioridade política fundamental, que não podemos continuar a adiar”, sustentou.
Dirigindo-se aos apoiantes de Inês de Medeiros, José Luís Carneiro insistiu que a candidatura socialista em Almada não é apenas para vencer nesta Câmara, mas também para “reforçar a governação local com mais um vereador, consolidando a presença e a capacidade de intervenção do PS no concelho”.
O líder socialista alargou ainda o horizonte da mensagem ao distrito de Setúbal e ao país, convocando todos os socialistas a transformar as vitórias locais num motor impulsionador de um novo ciclo político nacional.
“A partir destas vitórias vamos ser capazes de reerguer o PS e de voltar a colocá-lo como o primeiro partido português, merecendo de novo a confiança para governar Portugal”, assegurou.
Confiança e futuro contra a política do medo da direita
Focado nas próximas eleições autárquicas, José Luís Carneiro sublinhou ainda que estas serão o momento em que “as portuguesas e os portugueses serão chamados a afirmar e a reafirmar os valores fundamentais da democracia”.
Sobre o ambiente político que se vive atualmente no país, José Luís Carneiro afirmou uma posição clara que reafirma a identidade do PS “que sempre se colocou ao lado das pessoas e dos seus projetos de vida”.
“Enquanto alguns procuram alimentar o medo, a divisão e o conflito, o Partido Socialista traz uma mensagem de confiança, de futuro e de generosidade”.