PS quer fundos imobiliários a pagar IMI
O Secretário-geral do Partido Socialista, António José Seguro, diz que esta seria uma medida justa, bem como a reavaliação de imóveis.
António José Seguro reforçou esta terça-feira a ideia de que os fundos imobiliários devem começar a pagar Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). “Há muitos fundos em Portugal que são donos de casas, mas pagam zero de IMI”, disse, sublinhando que “é altura de os bancos também pagarem IMI sobre as suas casas, para fazerem justiça e para aliviarem as famílias”.
A crise começou há mais de cinco anos e começou no sistema financeiro. “Olhem para o lado. Veem algum banco aflito?”, questionou o Secretário-geral do Partido Socialista, respondendo: “Olhem para o lado. Veem pessoas aflitas, pessoas a passarem dificuldades.”
Depois de visitar vários concelhos do Baixo Alentejo, António José Seguro sustentou ainda que é necessária uma atribuição justa do valor das casas, já que “as Finanças continuam a aplicar o IMI como se o imóvel ainda valesse o mesmo, quando já vale menos”. “Propomos que as Finanças atribuam o valor justo da casa”, ou seja, que procedam a uma atualização do valor patrimonial, “de modo a que o imposto incida sobre o valor real da casa”, defendeu.
António José Seguro considera que, se isso for feito “as pessoas vão pagar menos” e é verdade que “o Estado também recebe menos”, mas essa diferença tem que se “ir buscar aos donos dos fundos imobiliários, parte deles propriedade dos bancos”.