home

PS quer consagrar o 10 de maio como Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual

PS quer consagrar o 10 de maio como Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual

O Grupo Parlamentar do PS quer consagrar o 10 de maio como Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual, dando seguimento ao “compromisso de promover os direitos das pessoas com deficiência”, referiu a deputada Cristina Sousa.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais

Notícia publicada por:

Cristina Sousa

A socialista, que apresentava o projeto de resolução do PS, explicou que “esta iniciativa teve o seu ponto de partida numa petição que hoje é igualmente discutida nesta reunião plenária subscrita por mais de 10.200 cidadãos, cujo primeiro subscritor é a HUMANITAS” – Federação Portuguesa para a Deficiência Mental.

“É fundamental garantir a inclusão efetiva de todas as pessoas com deficiência e incapacidade. No entanto, é também fundamental construir soluções adaptadas ao tipo de deficiência e incapacidade e assim encontrar respostas para todos, mas focadas em cada um, olhando as suas particularidades, respeitando a diversidade como parte da condição humana”, defendeu a parlamentar.

Salientando que “esta diversidade é particularmente significativa no campo da deficiência intelectual”, Cristina Sousa lembrou que na audição dos peticionários, no passado mês de janeiro, foi destacada a “falta de visibilidade das pessoas com deficiência intelectual em concreto em detrimento de outros tipos de deficiência, de certa forma justificada por uma maior incapacidade de expressão que dificulta a representação na primeira pessoa”.

Ora, estes peticionários “sentem que há uma dificuldade acrescida dos cidadãos com deficiência intelectual em se fazerem ouvir e representar na primeira pessoa em determinados órgãos políticos, económicos e culturais”, frisou.

Por isso, defendem que “a existência deste dia permitirá marcar, sensibilizar e dar a conhecer à sociedade a deficiência intelectual em concreto, contribuindo desta forma para melhorar a qualidade de vida destes cidadãos com a sua integração plena”, disse a socialista.

Cristina Sousa assegurou que, “para o Grupo Parlamentar do Partido Socialista, é de todo o mérito dar seguimento à iniciativa preconizada no caminho daquele que é – e sempre foi – o compromisso de promover os direitos das pessoas com deficiência, associando-se a este esforço de consciencialização e sensibilização”.

ARTIGOS RELACIONADOS