home

PS quer comissão de inquérito ao BPN

PS quer comissão de inquérito ao BPN

Carlos ZorrinhoO PS vai propor a constituição de uma comissão de inquérito parlamentar sobre o BPN, que abrange o processo desde a nacionalização até á reprivatização, “em defesa do interesse nacional”.

O anúncio foi feito hoje pelo líder da bancada socialista, Carlos Zorrinho, em conferência de Imprensa na AR, onde afirmou que “o foco” da comissão é “analisar de forma transparente” “e apurar factos” relacionados com o processo de alienação” do banco, de modo a “acautelar os interesses do Estado”, mas sublinhou que “temos de perceber a forma como foi gerido” após a nacionalização.

Zorrinho, que se encontrava acompanhado pelos vice-presidentes da bancada socialista Pedro Nuno Santos Alves e António Braga, lembrou ainda que “o BPN custou mais do que imaginámos e teve um forte impacto na economia”.

E salientou que “a comissão vai avaliar tudo o que está escrito no contrato-promessa” de alienação do banco.

Zorrinho adiantou ainda que vai convidar todas as bancadas menos o PSD para se juntarem ao seu agendamento potestativo de comissão de inquérito para apuramento da dimensão dos recursos públicos afetados desde a nacionalização até à operação de reprivatização do BPN.

E justificou a exclusão do PSD com o facto de a bancada laranja se ter oposto à proposta do Bloco de Esquerda para que houvesse uma comissão de inquérito sobre o BPN.