PS quer audição do presidente do Novo Banco para explicar prejuízos
“Foram hoje [sexta-feira] apresentados os resultados do Novo Banco. A instituição apresentou um prejuízo em 2019 na ordem dos 1.058 milhões de euros, inferior aos 1.412 milhões de euros registados em 2018”, recorda-se no requerimento, subscrito pelo vice-presidente da bancada do PS João Paulo Correia e pelo coordenador dos deputados socialistas na Comissão de Orçamento e Finanças Fernando Anastácio.
“Confirmaram-se, portanto, as expectativas de ser necessário um novo recurso ao mecanismo de capital contingente, iniciado em 2017, no valor de 1.037 milhões de euros”, valor que já tinha sido adiantado na passada quarta-feira pelo Presidente do Fundo de Resolução, Luís Máximo dos Santos, na audição na Comissão de Orçamento e Finanças.
Os parlamentares socialistas recordam que “está em curso uma auditoria à gestão do Novo Banco, incluindo aos ativos tóxicos que transitaram do Banco Espírito Santo para o Novo Banco”, da qual se espera “esclarecer responsabilidades e identificar os responsáveis pelas decisões que em muito lesaram o interesse público”.