PS propõe redução do número de deputados para 181
O Secretário-geral anunciou uma proposta de revisão da lei eleitoral para a redução de 230 para 181 deputados e introdução do voto preferencial do eleitor em relação ao deputado.
António José Seguro revelou, numa conferência de imprensa na sede nacional do PS, que irá propor que a nova lei eleitoral entre em vigor já nas próximas eleições legislativas.
Deste modo, o presidente do grupo parlamentar do PS, Alberto Martins, vai solicitar reuniões com os restantes líderes parlamentares para “alcançar um consenso superior aos dois terços” necessários para a aprovação da reforma do sistema político.
António José Seguro pretende “garantir aos portugueses a escolha do seu deputado, reduzir o número de deputados para 181, com garantia do respeito do imperativo constitucional da proporcionalidade e representação de todo o território nacional”.
“Esta alteração não é contra ninguém, visa a abertura do sistema político, o aumento da participação dos portugueses e melhorar o funcionamento do Parlamento”, explicou.
O Secretário-geral do PS apelou à aprovação da proposta de deliberação “para verificar a vontade política dos grupos parlamentares e dos deputados e, consequentemente, [da vontade de cada um no processo] de construção de um modelo de círculos eleitorais”.
“Os portugueses querem mais participação, mas querem que essa participação seja concreta e permita fazer escolhas. Os eleitores não querem mais continuar a ratificar as escolhas dos partidos”, asseverou.