A sessão de abertura contará com as intervenções de Maria João Rodrigues, presidente da FEPS Portugal, e de Jamila Madeira, secretária nacional para as Relações Internacionais do PS. Seguir-se-á a intervenção de José Luis Rodríguez Zapatero, ex-primeiro-ministro de Espanha e key note speaker convidado.
Haverá depois um painel dedicado aos extremismos de extrema direita: causas fundamentais e apoios, no qual participam João Carvalho, investigador associado no IUL-ISCTE, András Biró Nagy, diretor de Soluções Políticas – Hungria, András Biró Halikiopoulou, professor de Políticas Comparativas – Universidade de Reading, Reino Unido, e Eunice Goes, professora de Política na Universidade Americana de Richmond – Reino Unido.
Em seguida, decorrerá a intervenção de Augusto Santos Silva, deputado e antigo ministro, e key note speaker da conferência. Após a intervenção, realiza-se o painel sobre a agenda da Next-Left para combater os extremismos de direita, com a participação de Tiago Fernandes, professor associado IUL-ISCTE, Patrick Diamond, professor catedrático de Polícias Públicas – Universidade de Queen’s Mary, Reino Unido, Anna Paczesniak, professora de Ciência Política, Wrocklaw University – Polónia, e Eric Sundstom, analista e estratega, Swedish Trade Union Confederation – Suécia.
A conferência encerrará com as intervenções do Secretário-Geral Adjunto do PS, João Torres, e de Andreas Shieder, presidente do programa de investigação da FEPS- Next Left. No dia 24 de janeiro, às 14h00, decorrerá o lançamento do volume 13 do livro ‘Progressive proposals for the turbulent times’, na sede nacional do Partido Socialista.
“O populismo e a ascensão da extrema direita da Europa é um fenómeno que nos deve preocupar a todos. É nosso dever refletir e discutir este tema, de forma a encontrar as formas mais eficazes de combate a este tipo extremismos, que se alimentam do desconhecimento e da desinformação. O Partido Socialista fará sempre parte do combate à extrema-direita e às suas manifestações, as quais merecem a nossa veemente condenação. Juntos seremos mais fortes e combativos nesta missão”, salienta Jamila Madeira, secretária nacional para as Relações Internacionais do PS.
O programa de pesquisa Next Left foi uma iniciativa criada em 2009 pela FEPS, em cooperação com o Karl-Renner-Institut, com o objetivo de refletir sobre as eleições europeias de 2009, tendo evoluído para uma referência para políticos, académicos e especialistas no domínio da renovação da social-democracia na Europa.