home

PS promove agenda para manter crise política da Guiné-Bissau na agenda internacional

PS promove agenda para manter crise política da Guiné-Bissau na agenda internacional

O PS está a trabalhar para manter a crise política da Guiné-Bissau na agenda internacional e saudou a possibilidade de aproximação entre as autoridades de transição e o Governo deposto.

João Ribeiro, secretario-nacional do PS para as relações internacionais e cooperação, está a concretizar um conjunto de reuniões com embaixadores de países com assento não permanente no Conselho de Segurança da ONU.

Estes encontros fazem parte de uma operação que tem como objetivo “que a questão da Guiné-Bissau não seja esquecida na agenda internacional”, de acordo com o secretário nacional do PS para as Relações Internacionais e Cooperação.

“O que estamos a fazer é pedir a esses países, que vão ter responsabilidades acrescidas, que possam ter na Guiné-Bissau uma prioridade política do seu mandato […] e pedir-lhe todos os esforços no âmbito da sua atuação no Conselho de Segurança para que o problema possa ser resolvido”, afirmou.

Dar espaço mediático ao tema, “para que não caia no esquecimento”, foi outro dos objetivos apontados pelo dirigente nacional do PS.

Os encontros com embaixadores acontecem depois do secretário nacional do PS ter falado com representantes de Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento que atuam na Guiné-Bissau e de associações de imigrantes guineenses em Portugal.