home

PS preocupado com dificuldade de acesso dos doentes oncológicos

PS preocupado com dificuldade de acesso dos doentes oncológicos

O Partido Socialista alertou para a dificuldade de acesso dos doentes oncológicos a medicamentos devida à criação dos Centros Especializados para Utilização Excecional de Medicamentos.

A deputada do PS Luísa Salgueiro explica que, após a publicação de um despacho que criou os Centros Especializados para Utilização Excecional de Medicamentos (CEUEM), concentrando nos três IPO do país a possibilidade de autorizar medicamentos inovadores, resultou numa “maior dificuldade de acesso dos doentes a medicamentos que, muitas vezes, serão a sua única hipótese de tratamento”. Os utentes terão, também, mais despesas, uma vez que terão de se deslocar para os CEUEM, e resultará na afetação de mais recursos financeiros e humanos para os IPO.

Após uma audiência com os responsáveis dos institutos, na comissão de Saúde no Parlamento, a deputada explicou que “ficou claro que tem havido uma redução nos recursos humanos, a par de dificuldades de contratação de novos técnicos, o que, conjugado com o cumprimento da Lei dos Compromissos, torna inviável o funcionamento do modelo definido no despacho”.

Luísa Salgueiro alertou para a grave situação que “pode colocar em causa os avanços que se têm verificado em Portugal em matéria da doença oncológica”, mais concretamente “no que toca ao aumento do tempo de vida destes doentes”.