PS preocupado com concessão da STCP e Metro do Porto
Os deputados do PS da Comissão de Transportes questionaram o Ministério das Finanças sobre o processo de concessão da STCP e do Metro do Porto, mostrando-se preocupados com a possibilidade de as populações ficarem mais isoladas.
Os deputados alertam que, “com esta operação, corre-se o risco de apenas ficar garantido, no futuro, o funcionamento das carreiras e dos horários rentáveis” e que as populações podem “ser privadas de um transporte público”, ficando mais isoladas.
O documento considera que o “objetivo do Governo não é proteger e melhorar a qualidade do serviço prestado pela STCP e pela Metro do Porto, mas apenas a realização de receitas sem ter em conta a prestação do serviço público.”
Assim, os parlamentares socialistas querem saber “o que é que se pretende fazer com os trabalhadores destas duas empresas, para que esta operação de concessão não implique despedimentos”. Acrescentam que deve também ser avaliado se as recomendações do mais recente relatório do Tribunal de Contas “terão implicações na operacionalidade e funcionamento das empresas em causa”.
“Por fim, o PS não pode deixar de estranhar que não sejam do conhecimento público os estudos, caso os mesmos tenham sido elaborados, onde deverá ter sido efetuada a devida avaliação da operação que o Governo pretende agora levar a cabo”, sublinham.
Os deputados do PS perguntam, ainda, “porque é que o Governo, durante todo este processo, não concertou uma solução com os autarcas”.