home

PS/Porto saúda descentralização e respeito pela região Norte

PS/Porto saúda descentralização e respeito pela região Norte

A concelhia do PS/Porto saudou o acordo para a entrega da gestão da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) aos municípios, considerando que esta medida demonstra uma “agenda de descentralização” e “respeito” do Governo pela região Norte.
Melhoria dos sistemas de transporte coletivo com 1,032 mil milhões de euros

No sábado, o Governo assinou o memorando de entendimento entre o Estado e seis autarquias da Área Metropolitana do Porto – Gaia, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto e Valongo – relativo ao novo modelo de gestão da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), que a partir de 2017 será assumida pelos municípios.

Presente na cerimónia, o primeiro-ministro, António Costa, realçou o cumprimento de mais uma promessa do Governo socialista, a descentralização da gestão dos transportes públicos para os municípios. Um compromisso que o PS/Porto elogia, em contraste com “anos de um centralismo feroz e privatizador do anterior Governo PSD/PP, que prejudicou o Porto com sucessivos ataques aos interesses da cidade e da Região”.

Para a concelhia liderada por Tiago Barbosa Ribeiro, “o Governo do PS demonstra que é possível acabar com a conflitualidade, descentralizar e envolver os representantes locais na melhoria dos serviços públicos”, classificando o memorando que celebra este acordo como “um marco histórico na relação entre o Estado central e o Porto”.