PS deverá propor nova comissão de inquérito à CGD
O deputado João Paulo Correia coordenador do PS na área das Finanças disse hoje, que se estiverem cumpridas algumas condições, o Partido Socialista deverá “apresentar uma proposta de comissão parlamentar de inquérito aos atos de gestão da CGD que levaram às imparidades agora conhecidas de 1200 milhões de euros”.
“Até à data não estão cumpridas (essas condições) e que são fundamentais para o inquérito apurar a verdade e seja útil ao país”.
As duas premissas que o PS está a preparar ainda não estão finalizadas. A legislação, aprovada no passado dia 11 de janeiro, ainda está no Parlamento para redação final, para depois ser analisada por Marcelo Rebelo de Sousa. A nova lei reforça os poderes das comissões de inquérito tornando obrigatório o envio pelas entidades bancárias de informação sobre os créditos problemáticos acima de cinco milhões de euros, apesar do sigilo bancário e de supervisão. A auditoria ainda não foi disponibilizada pela PGR aos deputados, mas a presidente da Comissão de Orçamento e Finanças, Teresa Leal Coelho, já pediu celeridade na apreciação do pedido dos deputados.