home

PS pede suspensão da privatização da TAP

PS pede suspensão da privatização da TAP

Basílio Horta
O Partido Socialista vai pedir a suspensão do processo de privatização da TAP, que deve ser objeto de especial rigor e transparência.

Pela voz do deputado Basílio Horta, o PS revelou que irá recomendar ao Governo que determine a suspensão do processo de reprivatização indireta do capital social da transportadora aérea, já que não estão reunidas as condições mínimas de transparência para que um processo de privatização com elevado interesse nacional possa prosseguir.

No caso da TAP, “esta exigência deve ser ainda maior. A TAP é Portugal espalhado pelo mundo, é uma empresa de referência para todos os portugueses e tem uma importância decisiva para a economia nacional”, afirmou o deputado.

É inexplicável como é que se publicita o caderno de encargos e no mesmo momento se diz com quem se vai negociar”, acrescentou. Por isso, Basílio Horta questiona: “Houve possibilidade de todos conhecerem o caderno de encargos? De todos os interessados poderem participar? Houve algum contacto com o maior partido da oposição? Houve alguma explicação perante os portugueses? Houve alguma informação à Comissão de Trabalhadores? Não”.

Assim, o PS considera urgente que o Executivo de Passos Coelho apresente os necessários esclarecimentos sobre a tramitação processual decorrida.

O grupo parlamentar socialista entregou um requerimento para requerer a presença do ministro das Finanças e, também, do ministro da Economia e do Emprego na Comissão de Economia e Obras Públicas.