home

PS pede apreciação parlamentar sobre subconcessão dos Estaleiros de Viana do Castelo

PS pede apreciação parlamentar sobre subconcessão dos Estaleiros de Viana do Castelo

Jorge Fão exige que a Assembleia da República se pronuncie sobre um processo envolto em “falta de informação” e “nebulosidade”.

O Partido Socialista apresentou esta quarta-feira um projeto de apreciação parlamentar do decreto-lei que definiu as regras do concurso da subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).

Em conferência de imprensa, o deputado Jorge Fão afirmou que o Partido Socialista discorda da forma com o Executivo está a tratar a empresa de Viana do Castelo. “O Governo persiste em tratar a alienação deste património público como um negócio de natureza privada”, disse o deputado, acrescentando ser crucial a ida do ministro da Defesa ao Parlamento.

“Queremos mais esclarecimentos e transparência no processo, que deve ser alvo de um escrutínio público mais aprofundado”, disse Jorge Fão. O primeiro subscritor da proposta de apreciação parlamentar acusa o Ministério da Defesa de “não defender” os interesses nacionais e regionais no concurso de subconcessão dos ENVC. “Não se sabe, efetivamente, como vai o senhor ministro tratar 620 trabalhadores ou como fica o contrato dos navios asfalteiros [encomendados da Venezuela]”.

O deputado eleito por Viana do Castelo defendeu que a empresa dos ENVC está “à deriva” e sublinhou que é necessária “uma reestruturação profunda, uma modernização dos procedimentos de funcionamento, um saneamento financeiro para relançar a atividade, o redimensionamento e redução do seu quadro de pessoal e o estabelecimento de parcerias técnicas para a sua evolução tecnológica”.

Na conferência de imprensa esteve também presente o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, que vê esta situação como “uma trapalhada” e exige esclarecimentos sobre o futuro dos 620 trabalhadores dos ENVC.