PS não patrocinará fuga do Governo às suas responsabilidades
O Secretário Nacional do PS, Eurico Brilhante Dias, pediu clareza e transparência ao Executivo.
Eurico Brilhante Dias vincou que “o PS não irá patrocinar a fuga do Governo às suas responsabilidades” depois de o Governo adotar durante 33 meses uma estratégia orçamental errada. Ao fim de três anos de Governo, o desemprego em Portugal supera os 800 mil desempregados”, apontou, acrescentando que “a dívida pública ultrapassa os 128% e o défice público está longe de atingir os resultados pretendidos”.
Para o dirigente socialista, “o Governo insiste e procura que o PS patrocine o seu novo ciclo de austeridade, o novo ciclo de cortes”. Eurico Brilhante Dias apelou ao Executivo que tenha uma atitude de transparência e, por isso, diga com clareza aos portugueses quais os novos cortes acordados com a Troika. “O consenso em torno da consolidação orçamental sustentável em Portugal tem um amplo apoio social e político”, afirmou, fazendo referência às declarações de Angela Merkel: “Hoje, em Berlim, a chanceler alemã reconheceu que o maior partido da oposição em Portugal assume os seus compromissos, honra os seus compromissos, e por isso esta posição do PS fortalece Portugal num momento difícil”.
“O PS honra os seus compromissos, mas isso não significa que falte à sua palavra, que dê o dito por não dito. Sempre dissemos que esta estratégia de empobrecimento do país levaria a um novo ciclo de austeridade e cortes”, rematou.