home

PS não aceita desmantelamento do SNS

PS não aceita desmantelamento do SNS

Álvaro Beleza disse esta segunda-feira que o Partido Socialista não aceita o “desinvestimento nos cuidados de saúde hospitalar”, nem a “tentativa encapotada de mirrar o SNS  para transferir a saúde para grupos privados”.  

O Partido Socialista defende que “a saúde é um assunto muito sério e qualquer mudança só pode ser feita com base em estudos credíveis”, pelo que exige saber “qual é o limite do Governo. O Governo aproveita o mês de agosto para, à socapa, ir desmantelando o SNS sobre o pretexto de difícil sustentabilidade”, frisou, acrescentando que “com a saúde dos portugueses não se brinca”.

“Onde é que estão as reformas da saúde? Onde está a articulação entre cuidados de saúde primários e hospitalares?”, questionou. Para o Secretário Nacional do Partido Socialista, os portugueses têm recebido “notícias preocupantes”, referindo-se à “entrega de hospitais públicos a misericórdias sem critério conhecido”, à “falta sistemática de medicamentos nas farmácias”, à “saída de milhares de jovens enfermeiros e técnicos de saúde” e ao “desinvestimento nos centros de saúde e nos cuidados de proximidade”.

Álvaro Beleza sustenta que o Governo “já não está a cortar as gorduras do SNS, mas a cortar as mãos e os pés” ao Serviço Nacional de Saúde, deixando “os gastos na saúde abaixo da média da OCDE”. O Secretário Nacional considera ser necessária uma “saúde de proximidade”, bem como um reforço da igualdade no acesso a cuidados hospitalares, acrescentando que “a saúde dos portugueses também se desenvolve na prevenção”.

“O SNS está no código genético do PS e, para os socialistas, as pessoas estão sempre primeiro”, garantiu.