home

PS/Madeira elege os seus órgãos e prepara as próximas eleições

PS/Madeira elege os seus órgãos e prepara as próximas eleições

Rui Caetano presidiu, esta terça-feira, à primeira Comissão Regional do Partido Socialista da Madeira, o órgão máximo entre congressos. Entre os oito pontos da ordem de trabalhos, constavam as eleições para os restantes órgãos regionais e a votação das moções setoriais apresentadas no Congresso do passado fim-de-semana, para além da análise da situação política.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais
PS/Madeira

À entrada para a Comissão Regional, o presidente do PS/Madeira, Paulo Cafôfo, resumiu o percurso nestas últimas semanas, desde que ocorreu sua eleição como presidente do partido com números muito expressivos, especialmente por corresponder também à maior votação de sempre numas eleições internas, e como isso se está a traduzir na criação de “uma base sólida, para este projeto que todo o partido quer e deseja”. Exemplo disso é “o Congresso do último fim de semana, muito participado, em que contámos com presença do Secretário-Geral, Pedro Nuno Santos, acabado de ser eleito no fim de semana anterior, num momento importante de afirmação e mobilização do partido”.

A propósito da lista candidata à Assembleia da República, Paulo Cafôfo confirmou que será o cabeça de lista como, aliás, já tinha anunciado “no local que considero certo, no conclave máximo do partido”. E acrescentou que “esta é uma decisão que tem muito a ver com os motivos da minha candidatura ao partido”, considerando que as grandes decisões para o futuro da região passarão pela Assembleia da República. “A Madeira é a causa da minha vida. Por isso, considero que neste momento é muito importante dar a cara pelo partido, para, na Assembleia da República defender os interesses dos madeirenses e dos porto-santenses”, disse, relevando como “muito importante a experiência acumulada”, com destaque para estes dois anos em que integrou o Governo, “pelo conhecimento das dinâmicas do executivo e do parlamento, mas também pelas pessoas e contactos efetuados, que serão, certamente, relevantes e que desejo colocar ao serviço da Região”.

Nos trabalhos da reunião, destaque para a confirmação de Marta Freitas como nova secretária-geral do PS/Madeira, a primeira mulher a ocupar este lugar, e para a eleição de Miguel Iglésias, Célia Pessegueiro e Avelino da Conceição como vice-presidentes do PS/Madeira para este mandato.

Para o Secretariado Regional, foram igualmente eleitos Elisa Seixas, Gonçalo Jardim, Hugo Alexandre, Jacinto Serrão, Leonilde Cassiano, Madalena Nunes, Nádia Melim, Patrícia Agrela e Ricardo Pestana e Sérgio Abreu, metade dos quais se estreiam nestas funções. A estes elementos do Secretariado Regional, juntam-se ainda, por inerência de funções, o presidente da JS, a presidente das Mulheres Socialistas e o líder do Grupo Parlamentar na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira.

De destacar ainda a eleição dos 20 membros da Comissão Política, uma lista totalmente paritária, aliás como já tinha sido o caso na lista da Comissão Regional. Recorde-se que é à Comissão Política agora eleita que caberá, ainda esta semana, aprovar a lista do PS/Madeira às eleições à Assembleia da República do próximo dia 10 de março.

ARTIGOS RELACIONADOS

25 de Novembro

Vivi os acontecimentos políticos do 25 de Novembro de 1975, aos meus 19 anos de idade, com muita ...