home

PS Madeira critica medidas “avulsas” e “tardias” do Governo Regional

PS Madeira critica medidas “avulsas” e “tardias” do Governo Regional

O PS Madeira considerou este domingo como “avulsas” e “tardias” as medidas anunciadas pelo Governo Regional para fazer face ao aumento de casos de Covid-19 no arquipélago, sustentando que esta realidade “preocupante” exige a tomada de “medidas concretas e objetivas”.
PS Madeira critica medidas "avulsas" e "tardias" do Governo Regional

“As medidas anunciadas pelo Governo Regional ao início da tarde deste domingo confirmam que o Governo liderado por Miguel Albuquerque não teve a capacidade ao longo das últimas semanas para responder de forma atempada, responsável e acertada à evolução da pandemia de Covid-19 na região”, diz o presidente dos socialistas madeirenses, Paulo Cafôfo, em comunicado.

Paulo Cafôfo lamenta que o executivo madeirense tenha preferido “ignorar a realidade, manter um discurso de tom acusatório em busca de responsáveis por casos de infeção e continuar a senda de medidas avulsas, sem planeamento, sempre atrás dos acontecimentos e nunca antecipando cenários e soluções”.

Lembrando que foram os alertas lançados pelos autarcas, nomeadamente o presidente da Câmara do Funchal, da coligação Confiança, que integra o PS, e a pressão da opinião pública que levaram o Governo Regional a reunir “apressadamente para tomar medidas que significam um agravamento significativo das medidas e agravam os impactos económicos e sociais”, o líder socialista insular desafia o executivo a “pensar e implementar uma estratégia séria e adequada que permita controlar a pandemia, capacitar o Serviço Regional de Saúde para uma resposta eficaz e ter a capacidade de tomar as medidas preventivas necessárias”.

Em relação às novas medidas anunciadas pelo executivo madeirense, Paulo Cafôfo apontou a necessidade de ser avaliada a “eficácia e racional da dupla testagem”, opinando que esta é uma “medida discriminatória, lançada pelo Governo Regional sem atempar a capacidade de resposta necessária para ter aplicabilidade prática”.

“Mais não é do que o argumento para esconder o falhanço da estratégia e apontar responsabilidades aos estudantes e aos emigrantes na sua chegada à região”, acrescentou, sublinhando que a” narrativa da gestão exemplar da pandemia, muito amplificada pelo Governo Regional, há muito que caiu por terra”.

O líder do PS Madeira defendeu também que o Governo Regional deve “informar detalhadamente toda a comunidade escolar e as famílias sobre os procedimentos a tomar nos próximos dias”, para minimizar os impactos das novas medidas junto das famílias na reabertura das aulas.

“O Governo Regional não pode não assumir o falhanço das suas decisões e continuar a apontar responsabilidades para a população”, concluiu.