PS-Madeira consolida caminho de mudança na região
Falando na abertura da III Convenção dos Estados Gerais do PS-M, que preparam o projeto de alternativa política na região, tendo em vista as eleições regionais de 22 de setembro deste ano, Paulo Cafôfo deixou ainda uma garantia de combate aos favorecimentos e clientelismos.
Fazendo referência aos “muitos anúncios”, por parte do Governo Regional, “de investimentos que ninguém vê e de promessas a classes profissionais que só se vão concretizar depois das eleições de setembro”, o candidato do PS entende que esta prática do atual Executivo, liderado pelo PSD, apenas tem por objetivo “fechar as portas ao próximo Governo”.
Paulo Cafôfo lembrou, a propósito, que a dívida bruta da administração regional na Madeira é de 4.800 milhões de euros, apontando que o Governo em exercício não está a ser capaz de estabelecer prioridades, nem existe uma estratégia de desenvolvimento sustentável.
“Há um rol incontável de lançamento de empreitadas” cujo objetivo, denunciou, “é satisfazer as clientelas”, o que considera não ser admissível. “Comigo não contem para favorecimentos e para clientelas”, avisou.
Na sua intervenção, Paulo Cafôfo destacou também a importância das duas áreas em debate nesta Convenção dos Estados Gerais – a Gestão de Águas e Resíduos e a Cultura – e aproveitou para anunciar que o professor da Universidade da Madeira Ricardo Cabral será coordenador da área das Finanças Regionais.
“Todos serão fundamentais”
Intervindo também na abertura da Convenção, o líder dos socialistas madeirenses, Emanuel Câmara, sublinhou que “todos serão fundamentais para concretizarmos o nosso grande sonho, o sonho da alternância democrática na nossa Região”.
Para isso, afirmou, “há que trabalhar muito, há que trabalhar com humildade, há que fazer todo um trabalho diário”.
O líder dos socialistas madeirenses salientou que os Estados Gerais preparam o partido para ser Governo, servindo os madeirenses e porto-santenses, acrescentando que será com Paulo Cafôfo ao leme que o PS demonstrará que valeu a pena a mudança.
“Essa mudança vai acontecer a 22 de setembro e as pessoas não se vão arrepender, como não se arrependeram quando protagonizaram as mudanças nas câmaras e nas juntas de freguesia onde somos poder neste momento”, vincou Emanuel Câmara.
Representar a Madeira com a melhor competência na Europa
A candidata pela Madeira às eleições europeias de 26 de maio, Sara Cerdas, foi também uma das oradoras na abertura dos trabalhos, reafirmando o seu empenho no próximo ato eleitoral para o Parlamento Europeu, em defesa do país e da região.
“Podem ter a certeza que representarei a Madeira o melhor que sei e com a melhor competência possível no Parlamento Europeu”, declarou, arrancando um forte aplauso da plateia.
“No que depender de mim, podem contar com toda a colaboração, ajuda e trabalho nos Estados Gerais e estou certa que, depois das eleições europeias, teremos igualmente sucesso e iremos eleger Paulo Cafôfo como futuro presidente do Governo Regional e fazer história na nossa Região”, acrescentou ainda Sara Cerdas.
A candidata socialista destacou também a importância das áreas em debate nesta convenção, salientando que “a sustentabilidade dos recursos e do ambiente, a cada vez maior eficiência das infraestruturas e equipamentos e a boa aplicação dos fundos comunitários nestas áreas, são matérias de maior importância e têm de ser uma prioridade da governação executiva regional”.