Entre os dias 26 de março e 1 de abril, têm lugar cinco encontros setoriais, com a participação de especialistas, socialistas e independentes, em diversas áreas temáticas, que abrangem aquelas que são as 5 missões inscritas no Programa Eleitoral: Uma Economia em Transformação assente em contas equilibradas; Um Estado Social forte, moderno e inclusivo; Um Território Inteiro e uma Transição Climática Justa; Uma Democracia de Qualidade para Todos; e Um Portugal Central na Europa e no Mundo.
A primeira iniciativa, no dia 26 de março, será dedicada aos temas da Habitação e Saúde. No dia 27, será discutido o tema da Economia em Transformação, decorrendo também uma sessão sobre Trabalho e Segurança Social. No dia 28, a sessão será dedicada às Relações Internacionais, Segurança Externa e Defesa. Na segunda-feira, 31 de março, têm lugar sessões dedicadas ao Território, Poder Local, Agricultura e Mar, e também sobre Ambiente e Clima. No dia 1 de abril serão discutidos os temas da Justiça, Democracia e Ética, assim como o da Segurança Interna.
A par destas sessões setoriais, serão ainda realizadas sessões abertas a militantes e simpatizantes nas várias Federações do PS pelo país.
Programa aberto a contributos do país
Com o propósito de construir um Programa que seja aberto à participação de todo o país, estará também aberta, a partir de hoje, uma caixa de correio ([email protected]) para receber os contributos dos cidadãos, com o compromisso de que todos serão respondidos durante o período da campanha.
O Programa Eleitoral será coordenado por Miguel Costa Matos e assume o objetivo de mobilizar o conjunto da sociedade e do partido, espelhando a ambição do Partido Socialista para Portugal. O cenário macroeconómico terá a coordenação de António Mendonça Mendes.