PS investe nos direitos sociais e na dignidade dos portugueses
Intervindo durante o debate de urgência requerido pelo PS sobre reposição dos complementos sociais e combate à pobreza, o deputado socialista sublinhou que se assistiu a uma “selvajaria social na austeridade” a que “não escapou nada”.
“As pensões mínimas de quem teve carreiras contributivas mais longas mantiveram-se congeladas”, exemplificou, lembrando que “foi o governo anterior que, por opção, desprotegeu os idosos mais pobres”.
“Devastação” e “propaganda” foram palavras utilizadas por João Galamba para definir “uma agenda ideológica” do governo de PSD/CDS em matéria de direitos sociais.
O deputado socialista contrapôs que as medidas do governo do PS “aumentam muito mais pensões do que a direita propunha, como também repõem os valores de referência do complemento solidário para idosos, reintroduzindo justiça na proteção social aos idosos mais pobres, de modo a assegurar-lhes níveis mínimos de dignidade e de subsistência”.
“Não há forma mais eficaz de dinamizar a procura interna do que reforçar o rendimento dos seus membros mais pobres e vulneráveis”, afirmou ainda João Galamba.