home

PS interpela Governo sobre criação de emprego e exclusão social

PS interpela Governo sobre criação de emprego e exclusão social

O grupo parlamentar do PS vai interpelar o Governo na quarta-feira sobre a criação de emprego e o combate à exclusão social, numa iniciativa que assinala os dois anos sobre as últimas eleições legislativas. Estes governantes “têm muito a responder aos portugueses sobre o resultado destes dois anos de governação, que no plano das finanças é um descalabro, no plano económico é inenarrável e no plano social é um cenário de tragédia social”, explicou o líder parlamentar.

Carlos Zorrinho adiantou que a interpelação será precedida por uma série de iniciativas que decorrerão na segunda e terça-feira no país sobre emprego e exclusão social. O PS “vai assinalar o segundo ano das eleições legislativas ganhas por uma maioria que se esqueceu de que o sentido e a prioridade da política devem ser as pessoas. As pessoas não podem ser uma variável de ajustamento e este Governo tem feito das pessoas uma variável de ajustamento”, frisou.

As iniciativas do grupo parlamentar socialista arrancam na segunda-feira, em nove distritos do país, com visitas a instituições “que promovem a criação de emprego e que combatem a exclusão social, que decorre de termos hoje quase um milhão de desempregados oficiais e mais de um milhão de facto”.

Para terça-feira, está programada a realização de uma conferência parlamentar, na Sala do Senado da Assembleia da República, em que o PS ouvirá especialistas e fará “um debate sobre exclusão social e desemprego e a forma como “podemos e devemos inverter esta situação”, completou o líder parlamentar.

O PS entende ser necessário “ter uma preocupação muito grande com as pessoas em primeiro lugar”, sendo preciso envolvê-las nas soluções. “A resposta tem que ser integrada, que tenha sempre em conta o que é que a ação sobre a economia, o que é que a ação sobre as finanças, pode ter como impacto sobre as pessoas”, sublinhou Carlos Zorrinho.