home

PS garantirá a administração da justiça em todos os concelhos

PS garantirá a administração da justiça em todos os concelhos

O PS garantirá a administração da justiça em todos os concelhos, criticando o “ímpeto centralista, atávico e tecnocrático” do novo mapa judiciário.

José Luís Carneiro afirmou que “49 concelhos têm hoje razões para estarem de luto” com a entrada em vigor do novo mapa judiciário, que vai encerrar 20 tribunais e passar outros a secções de proximidade.

O líder da federação do PS/Porto sublinhou que “são cerca de 400 mil portugueses que ficam sem o acesso à justiça, que se veem confrontados com a injustiça, a desigualdade e até com alguma imoralidade”.

“Juntou-se a teimosia com um ímpeto centralista, atávico e tecnocrático da administração central. Esta teimosia conduziu-nos a este caos que hoje conhecemos nos tribunais, afasta as populações da justiça, não garante no futuro maior celeridade processual”, criticou.

O dirigente socialista asseverou que quando o partido for Governo “garantirá a administração da justiça em todos os concelhos deste país, mantendo esses tribunais abertos, ou seja, reabre os tribunais que foram encerrados hoje”.

José Luís Carneiro afirmou, ainda, que o PS também “defende uma reforma da justiça que garanta maior celeridade processual e simultaneamente maior segurança na decisão judicial”.

O líder da federação do PS/Porto sublinhou a forma como a implementação da reforma foi planeada, afirmando que “a transição de modelo processual, quer do ponto de vista do transporte físico quer em termos informáticos e tecnológicos, não estava devidamente acautelada”.