home

PS exprime solidariedade com o movimento de protesto na Turquia e apela ao reinício do diálogo

PS exprime solidariedade com o movimento de protesto na Turquia e apela ao reinício do diálogo

O Partido Socialista expressou hoje, em carta enviada à embaixadora da Turquia em Portugal, a sua solidariedade para com os milhares de cidadãs e de cidadãos turcos que escolheram este momento para manifestar, livre e pacificamente, os seus anseios relativamente às medidas implementadas pelo Governo turco liderado pelo AKP.

Na carta, enviada pelo secretário nacional para as Relações Internacionais, João Ribeiro, o PS sublinha ser do interesse de todas e de todos que seja restabelecido o diálogo, de forma inclusiva, e cesse a pressão exercida sobre as pessoas e o uso de retórica incendiária ou divisionista, acrescentando que nenhuma sociedade progressista pode evoluir sem estar aberta e atenta aos desejos da sua população.

O Partido Socialista apela ao Governo Turco para que repudie o uso de força ilegítima, os abusos de poder e qualquer forma de autoritarismo sobre os cidadãos que se têm manifestado em vários pontos do país, no estrito respeito pelos direitos humanos, nomeadamente no que concerne à protecção e defesa dos princípios da igualdade e da liberdade.

Lamentam-se ainda as declarações do Senhor Primeiro Ministro da Turquia, Recep Erdogan, acerca das redes sociais, na medida em que revelam um claro menosprezo e desrespeito pela cidadania livre e participada. Os princípios do pluralismo de opinião e da liberdade de imprensa são a base de todas as sociedades livres e com cultura democrática. O Partido Socialista defende que a Turquia deve caminhar para uma nova Constituição baseada num compromisso alargado a todos os partidos e devidamente legitimados pela população que representam, a única forma de garantir um país justo e responsável.