home

PS exige verdade sobre novos cortes escondidos aos portugueses

PS exige verdade sobre novos cortes escondidos aos portugueses

O Governo deve dizer de imediato o que ficou decidido no Conselho de Ministros de ontem, já que a ministra das Finanças terá informado os parceiros europeus, reunidos em Atenas, dos novos cortes a aplicar em Portugal. Esta foi a exigência socialista expressa pelo secretário nacional, António Galamba, numa declaração pública realizada hoje, na sede do PS.

A reação socialista vem na sequência da reunião extraordinárias do Conselho de Ministros que teve lugar ontem, e na qual foi discutido o Documento de Estratégia Orçamental (DEO). “Do resultado da reunião dos ministros nada se sabe em Portugal”, sublinhou António Galamba, referindo que “por algumas notícias publicadas, percebe-se que o Conselho de Ministros se realizou para que a ministra das Finanças pudesse ir a Atenas com o resultado da discussão sobre o DEO e com as linhas de orientação para aplicar mais cortes”.

Lembrando que é a vida dos portugueses que está em causa, António Galamba criticou a teimosia do Governo nesta agenda escondida de cortes, considerando não ser admissível que, “por qualquer cálculo político-eleitoral” se engane os portugueses, até porque, vincou, eles “não podem ser uma mera variável de ajustamento do programa e sim a primeira e verdadeira preocupação da governação do país”.

“Apesar de ser dia das mentiras, é tempo de falar com verdade e transparência aos portugueses”, concluiu António Galamba.