home

PS exige esclarecimentos sobre futuro da Groundforce

PS exige esclarecimentos sobre futuro da Groundforce

O Partido Socialista pediu esclarecimentos ao ministro da Economia sobre o futuro da empresa Groundforce, mais concretamente sobre se a sua gestão pertence à TAP ou ao grupo Urbanos.

O coordenador da bancada do PS para a Economia, Rui Paulo Figueiredo, apresentou um requerimento na Assembleia da República após uma reunião entre o grupo parlamentar socialista e o Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA).

“Ao nível do ´handling' [assistência a passageiros em terra] têm-se vindo a registar, de acordo com o SITAVA, um conjunto de ocorrências que se encontra por explicar, colocando em causa o funcionamento da Groundforce e os postos de trabalho da empresa, nomeadamente no que se refere às vantagens da parceria criada com o Grupo Urbanos. Todos estes sinais são preocupantes pelo que importa obter o cabal esclarecimento do ministro da Economia”, pode-se ler no requerimento.

Rui Paulo Figueiredo pretende que o ministro António Pires de Lima explique “qual a avaliação que o Governo faz da parceria entre a Groundforce e o Grupo Urbano, qual será o futuro da Groundforce e quem neste momento gere a Groundforce, se a TAP ou o Grupo Urbanos”.

O deputado socialista pergunta, ainda, o que leva o Executivo a “pretender criar um terceiro operador de ‘handling’”.

“Tem o Governo conhecimento que, após o processo de privatização da ANA, foram aumentadas as rendas e taxas nas diversas instalações, nomeadamente ao nível das instalações da própria Groundforce (empresa pública) e do estacionamento, daqui resultando prejuízos para os trabalhadores e para os consumidores?”, questiona.