home

PS exige ao Governo que mostre de imediato carta já entregue ao FMI

PS exige ao Governo que mostre de imediato carta já entregue ao FMI

 

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista apresentou hoje um requerimento exigindo ao Governo que entregue na Assembleia da República a carta de intenções remetida ao FMI.

Depois de vários desmentidos e de tentativas de desvalorização ao longo do mês de Maio, a ministra das Finanças afirmou ontem que a carta já foi enviada para o FMI e que agora terá de ser remetida uma segunda versão. Fica claro que essa carta de intenções do Governo não é um mero formalismo mas que contemplará medidas que afetarão os portugueses e a economia nacional. O conhecimento público do documento é da maior importância. O Governo não pode esconder os compromissos que tem com o FMI como se de um negócio particular se tratasse. O Governo prepara com a troika um programa pós-troika e pretende fazê-lo nas costas dos portugueses.

Num momento em que o Parlamento tem o Documento de Estratégia Orçamental para analisar e quando o Conselho de Finanças Públicas e o Conselho Económico e Social denunciam que o documento do Governo tem défice de detalhe e de consistência, exige-se transparência por parte do Executivo. O PS tem vindo a alertar para uma agenda escondida do Governo e para novos pacotes de austeridade que foram acertados com a troika. A carta enviada para o FMI deve ser imediatamente divulgada.

Leia aqui o requerimento na íntegra.