home

PS evoca memória e legado de Mário Soares no seu 96º aniversário

PS evoca memória e legado de Mário Soares no seu 96º aniversário

O Partido Socialista realizou uma sessão evocativa do aniversário e da memória de Mário Soares. A sessão teve lugar no dia em que o fundador do PS completaria 96 anos.
PS evoca memória e legado de Mário Soares no seu 96º aniversário

A sessão evocativa ‘Mário Soares e os direitos humanos’, que teve lugar esta segunda-feira, dia 7 de dezembro, serviu para exaltar a memória do fundador do PS no dia em que Mário Soares completaria 96 anos.

A sessão foi transmitida na página do PS na rede social Facebook e contou com as intervenções do secretário-geral adjunto, José Luís Carneiro, dos filhos João Soares e Isabel Soares, e dos professores universitários Fernanda Rollo e Paulo Pinto de Albuquerque. 

No discurso de abertura, o Secretário-geral adjunto socialista salientou o exemplo “inspirador” de Mário Soares enquanto defensor dos direitos fundamentais e principal impulsionador da liberdade e democracia, bem como o papel “essencial” que desempenhou desde sempre “na consolidação democrática e na abertura do país à Europa”.

O dirigente socialista sublinhou, ainda, o “contributo essencial para o país” que Mário Soares deu ao longo da sua vida para tornar Portugal num país “das liberdades, dos direitos fundamentais, do Estado de direito e também o país europeu”.

“Toda a sua vida foi dedicada ao combate democrático pela liberdade”, sublinhou o Secretário-geral adjunto do PS, pelo que, segundo o dirigente socialista, é “muito oportuno lembrá-lo no dia do seu aniversário”.

Conferência para “evocar os direitos fundamentais”

José Luís Carneiro anunciou ainda que o PS irá realizar, por ocasião do aniversário do partido, em abril, uma conferência para “evocar os direitos fundamentais”.

João Soares revelou que a sessão foi “particularmente tocante” para a sua família e lembrou alguns dos momentos dos muitos marcantes da vida de Mário Soares, nomeadamente quando “esteve preso pela defesa dos direitos humanos e das liberdades fundamentais”, salientando que o seu pai foi um homem que sempre lutou “pela paz, direitos humanos e tolerância” e que se manteve “sempre fiel a esses princípios”.

Por seu lado, a filha do líder histórico socialista, Isabel Soares, adiantou que a Fundação Mário Soares está a ser relançada.

A professora catedrática Fernanda Rollo, referiu que a vida de Mário Soares “confunde-se com história do PS e com a história do país”, salientando que o antigo Chefe de Estado e de Governo esteve “sempre do lado certo na defesa dos direitos humanos”.

Fernanda Rollo, que também integra a Comissão Executiva do Fórum Mário Soares, aproveitou a ocasião para apelar à entrega de testemunhos e documentos que possam contribuir para valorizar o espólio histórico do PS.

Paulo Pinto de Albuquerque, professor catedrático na Universidade Católica Portuguesa, salientou a “lucidez e coragem” do fundador e antigo Secretário-geral do PS, lembrando que a sua relação de amizade com Mário Soares começou quando descobriram ter “um gosto em comum, pela História de Portugal”.