Num registo audiovisual divulgado ontem, através dos canais de comunicação do partido, Pedro Nuno Santos afirma que os portugueses não são indiferentes à luta dos ucranianos, defendendo enfaticamente a continuidade do apoio a Kiev, independentemente de quem lidere o executivo em Portugal.
“O apoio à Ucrânia é para continuar com qualquer governo”, sustenta o líder socialista, destacando que “o consenso nacional à volta deste tema é total”.
Os socialistas, aponta, querem “celebrar o dia da vitória, o dia da vitória de todos os ucranianos, o dia da vitória da Ucrânia”.
E lembra também que “a luta pela liberdade e pela independência sempre disse muito aos portugueses”, referindo de seguida que durante a anterior governação socialista, “Portugal esteve com a Ucrânia, contra a invasão russa, desde a primeira hora”.
Sublinha assim o apoio, também financeiro, anunciado pelo nosso país à Ucrânia durante o mandato do primeiro-ministro António Costa.
“Aprovámos um pacote de 100 milhões de euros de ajuda a este país”, regista.
A terminar, o Secretário-Geral deixa a garantia total de que “o PS estará sempre ao lado do povo ucraniano, como tem estado e esteve desde o início” da invasão russa iniciada em fevereiro de 2022.