home

PS em Jornadas Parlamentares na região do Tâmega e Sousa com foco no crescimento e coesão territorial

PS em Jornadas Parlamentares na região do Tâmega e Sousa com foco no crescimento e coesão territorial

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista iniciou esta segunda-feira as suas Jornadas Parlamentares, na região do Tâmega e Sousa, dedicadas ao crescimento e à coesão territorial, que será uma jornada para os socialistas prepararem o debate orçamental e para mostrarem “ao país que, com o PS, o desenvolvimento, o crescimento e a coesão seriam diferentes”, vincou Eurico Brilhante Dias.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais

Notícia publicada por:

Numa antecipação do programa das jornadas, que se realizam a 20 e 21 de outubro, Eurico Brilhante Dias explicou que o PS escolheu o Tâmega e Sousa “para dar um sinal claro” quanto à sua perspetiva de desenvolvimento do país.

“O Tâmega e Sousa é uma região muito próxima da área metropolitana do Porto, tem uma densidade populacional importante, mas apresenta, aos dias de hoje, com os últimos dados estatísticos, dos piores índices de rendimento do país”, indicou o presidente da bancada do PS, acrescentando que “é um território com micro e pequenas empresas que está abaixo da média nacional não só no rendimento, mas também na escolaridade e que precisa de um olhar atento e especial para um outro modelo de desenvolvimento”.

Eurico Brilhante Dias criticou o Governo da AD por a aproximação aos territórios ser praticamente “inexistente, ou, em muitas circunstâncias, não permitir uma maior coesão do território”.

“O Partido Socialista entende que é preciso dar um sinal ao país de que a coesão do território é um instrumento fundamental também para poder crescer”, sustentou o líder parlamentar, revelando que, ao longo de dois dias, os socialistas vão visitar a única instituição de ensino superior público da região, o Instituto Politécnico do Porto, que tem um polo em Felgueiras.

Serão visitadas entidades empresariais, como por exemplo na área do mobiliário, mas haverá também dois painéis de discussão, com base em Penafiel, com o primeiro, na tarde de hoje, a dedicar-se aos serviços públicos no território, já que “um dos problemas centrais para o desenvolvimento é o acesso aos serviços públicos, à justiça, à saúde, à educação”, frisou.

Este painel contará com Margarida Tavares, Pedro Cerqueira Gomes e Augusto Santos Silva a dedicarem-se a áreas que vão da saúde, à justiça e ao ensino, sendo que a abertura estará a cargo de Eurico Brilhante Dias.

No dia 21, o painel será dedicado à economia, infraestruturas e desenvolvimento do território e contará com a participação da socialista Elisa Ferreira, de Luís Almeida, um especialista em infraestruturas, de Mário Rui Silva, um especialista em desenvolvimento regional, e de Pedro Machado, o presidente da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

O jantar de segunda-feira terá como orador Abel Caballero, alcaide de Vigo, “um homem com grande proximidade aos municípios do norte do país e, como se sabe, foi ministro de um dos governos socialistas em Espanha”, mencionou Eurico Brilhante Dias.

O Secretário-Geral do Partido Socialista, José Luís Carneiro, que também participará nas visitas, irá encerrar as jornadas parlamentares.

“Sairemos das jornadas revigorados para um debate orçamental assente noutro modelo de crescimento e de desenvolvimento do território”, asseverou o presidente do Grupo Parlamentar do PS.

ARTIGOS RELACIONADOS