home

PS e Labour: Austeridade custe o que custar é adversário comum

PS e Labour: Austeridade custe o que custar é adversário comum

Os líderes do PS e do partido Trabalhista britânico deverão encontrar-se “em breve” para discutir as situações políticas semelhantes nos respetivos países.

A ideia de uma reunião foi discutida durante o congresso do “Labour” que decorre em Manchester, onde se encontra o Secretário Nacional para as Relações Internacionais e Cooperação do PS, João Ribeiro.

De acordo com o secretário nacional, este encontro entre António José Seguro e Ed Miliband “faz sentido” devido à “coincidência de ambientes políticos” em Portugal e no Reino Unido.

“Os dois partidos fazem críticas semelhantes à austeridade enquanto fórmula ultrapassada”, acrescentou.

Miliband mostrou sintonia perfeita com Seguro quando disse, num evento com militantes na segunda-feira, não querer “uma Europa de austeridade e desemprego, mas de crescimento e emprego”.

O encontro dos dois líderes pretende reaproximar os partidos, à semelhança do que aconteceu no final dos anos 1990 quando tinham à frente Tony Blair e António Guterres.

Isto acontece numa altura em que os trabalhistas mostram um discurso europeu mais estruturado e positivo do que nos últimos anos.

Durante a deslocação a Manchester, João Ribeiro encontrou-se com Emma Reynolds e Douglas Alexander, responsáveis, respetivamente, pelos Assuntos Europeus e pelos Negócios Estrangeiros no “governo sombra”.

Participou ainda na primeira reunião de trabalho para discutir a criação da “Progressive Network”, uma nova rede internacional que pretende incluir partidos políticos progressistas que não fazem parte da Internacional Socialista, como o Partido Trabalhista brasileiro ou o Partido Democrata norte-americano.