home

PS desafia Governo a tomar decisão sobre Hospital de Todos os Santos

PS desafia Governo a tomar decisão sobre Hospital de Todos os Santos

O PS desafiou hoje o Governo a tomar rapidamente uma decisão sobre a construção do Hospital de Todos os Santos, afirmando que esta nova infraestrutura permitiria uma poupança anual de 230 milhões de euros.

“Tivemos uma reunião com a administração do Centro Hospitalar de Lisboa Central, que nos manifestou preocupação pela indefinição sobre a construção do novo hospital de Todos os Santos, que permite o encerramento de seis hospitais muito antigos em Lisboa e uma poupança anual de 230 milhões de euros”, afirmou Álvaro Beleza.

O secretário nacional do PS com a pasta da saúde falava aos jornalistas no final da reunião, que antecedeu uma visita às urgências do Hospital de São José.

Para além de Álvaro Beleza, nesta iniciativa, que decorre no âmbito de uma semana “Em defesa da saúde” promovida pelo PS, estiveram presentes os deputados Marcos Perestrello, António Serrano, Maria Antónia Almeida Santos, Miguel Coelho, Elza Pais e Pedro Farmhouse.

Álvaro Beleza referiu que o novo Hospital de Todos os Santos permitiria concentrar “seis hospitais muito velhos” numa estrutura única com “poupança de recursos a vários níveis, nomeadamente ao passar de 1800 camas para cerca de 800”.

“Isto é um projeto do Governo do PS que achamos que é uma medida que trará poupança de recursos e racionalização de recursos, Lisboa é a zona do país e a cidade com instituições de saúde mais antigas, mais degradadas a nível hospitalar e de cuidados primários, portanto, há que dar atenção a isso mesmo”, defendeu.

O secretário nacional considerou que este assunto deve ser discutido “com a própria ‘troika'”.