home

PS defende visão global para intervenção e defesa costeira

PS defende visão global para intervenção e defesa costeira

Líder do PS apela a uma intervenção global na costa portuguesa e considera que intervenções pontuais só servem para adiar problemas.

António José Seguro foi hoje à praia do Pedrógão, no concelho de Leiria, para ver os estragos causados pelas intempéries e ouvir as preocupações dos moradores e comerciantes da zona, preocupados não apenas com os prejuízos que já tiveram, mas também com os reflexos que a destruição da praia irá trazer ao turismo.

O líder socialista considera que uma “gestão global da costa é a intervenção que deve presidir a qualquer outra de natureza mais imediata ou localizada”. Para António José Seguro, não pode haver “apenas intervenções pontuais ou regionais”, porque “cada intervenção tem uma implicação positiva num local”, mas “tem implicações negativas noutros locais”. Qualquer intervenção tem de estar inserida “num modelo coerente de gestão da costa, onde não se tape de um lado e se destape do outro”. É preciso “olhar de forma global, decidir o que fazer e fazê-lo de forma preventiva e permanente”.

Existe, para António José Seguro,  a necessidade de avançar com uma “ação estrutural” que permita que Portugal “conserve os areais e as praias com qualidade para continuar a atrair turistas”. O que o Governo não tem feito.”Em 2012, houve uma revisão do plano de ação e valorização da nossa costa, e o atual ministro já veio dizer que era preciso rever a estratégia. Fala-se em milhões, mas depois pede-se às câmaras que sejam elas a substituir o Governo numa função imediata”, disse, salientando a ação desenvolvida pela Câmara de Leiria, que tem descarregado areias na praia do Pedrógão para evitar o avanço do mar.