home

PS defende, há muito, mais tempo para Portugal pagar as suas dívidas

PS defende, há muito, mais tempo para Portugal pagar as suas dívidas

O PS congratulou-se com a decisão do Eurogrupo em apoiar o alargamento do prazo de pagamento dos empréstimos pedidos por Portugal para o ajustamento económico, mas quer mais “renegociação” por parte do Governo.

O dirigente socialista Óscar Gaspar sublinhou que o PS também desenvolveu diligências em Dublin e acusou o Executivo da maioria PSD/CDS-PP de se ter vindo a distanciar do “consenso nacional”.

“O PS defende, há muito, mais tempo para que Portugal possa pagar as suas dívidas e trabalhou para isso. Consideramos que a medida tomada hoje pelo Eurogrupo é muito positiva, mas não é suficiente. Precisamos de mais tempo para fazer o ajustamento do défice, de taxas de juro mais baixas e do diferimento dos juros”, defendeu.

Para Óscar Gaspar, a notícia “é importante para Portugal”, porque “permite suavizar o perfil dos pagamentos” e “prova, contra a opinião do Governo, que é possível renegociar as condições do ajustamento”.

“Esta renegociação tem de continuar. Nós interpelamos o Governo para que se junte ao PS no sentido de exigir uma renegociação das principais condições do nosso ajustamento”, desafiou.

Segundo o dirigente do PS, os socialistas têm “trabalhado em prol do país”, com várias “diligências há meses a esta parte, mas também ainda ontem (quinta-feira), em Dublin, no sentido de demonstrar que era importante um alargamento das maturidades”.

“Não sei se o Governo apresentou ou não algumas novas medidas em Dublin. Se assim aconteceu, mais uma vez fê-lo nas costas dos portugueses, sem ouvir qualquer força partidária em Portugal. O PS está disponível para ajudar o país sempre que necessário. Quem se tem afastado do consenso nacional é o Governo”, concluiu, criticando os “mais de sete mil milhões de euros em juros anuais” que “asfixiam o país”.