home

PS continuará a lutar contra destruição do Estado Social

PS continuará a lutar contra destruição do Estado Social

António José Seguro garantiu hoje que o PS lutará contra a destruição do Estado Social, que demorou 40 anos a construir e que é obra e património dos portugueses.

“Aqui sim, custe o que custar. Estaremos onde for preciso para defender o Estado Social, como em 1975 defendemos a liberdade”, realçou.

António José Seguro salientou ainda que a defesa e a valorização do Estado Social “é uma questão que divide de forma clara aqueles que assumem uma visão neoliberal, daqueles que, como nós, têm uma visão progressista e solidária do país”.

O Secretário-geral do Partido Socialista considerou “absolutamente inaceitável”, num Estado de Direito, que o Primeiro-ministro ataque, ameace ou queira fazer do Tribunal Constitucional o bode expiatório dos fracassos do Governo: “São atos que não podem passar sem uma crítica severa e frontal de todos os democratas”. “O Primeiro-ministro pode não gostar de ver o seu poder limitado. Mas enquanto Portugal for um Estado de Direito são as leis que se subordinam à Constituição e não a Constituição às leis ou à vontade do Governo”, referiu.

A ameaça de um segundo resgate a Portugal, a que o Primeiro-ministro periodicamente se tem referido, “nada tem a ver com o Estado Social”. “É a incompetência e são as políticas erradas do Governo que nos colocam sob o risco de um segundo resgate”, vincou o líder socialista.

António José Seguro assumiu ainda o compromisso de, no próximo ano, apresentar as bases do programa do futuro Governo de Portugal. Um programa que incidirá na reforma sustentável do Estado e no apoio à Economia e ao Emprego, com uma visão e uma estratégia para Portugal.

Leia aqui o discurso na íntegra.