home

PS considera «chocante» que o Governo fale em sucesso no cumprimento do programa

PS considera «chocante» que o Governo fale em sucesso no cumprimento do programa

O PS considerou hoje “chocante” que o Governo afirme que o Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF) a Portugal está a ser cumprido com sucesso, quando a taxa de desemprego é a mais elevada de sempre no país.

Eurico Brilhante Dias congratulou-se com a transferência de mais quatro mil milhões de euros para Portugal e referiu que o Partido Socialista conserva o seu compromisso com o cumprimento dos objetivos inerentes ao programa de assistência financeira, mas demarcou-se da linha seguida pelo atual Governo.

“O país ouviu hoje o Governo referir-se à execução do PAEF como um sucesso. É chocante ouvir o Governo sublinhar ‘o sucesso' quando o desemprego real é o maior de sempre”, declarou o secretário nacional socialista.

O Governo reivindica resultados positivos ao nível da evolução da economia portuguesa “quando as previsões económicas para 2013 voltam a ser revistas duas semanas após o Documento de Estratégia Orçamental (2013/2016) ter sido apresentado no Parlamento”, afirmou.

“Duas semanas depois a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) volta a ser revista de forma negativa. Com particular preocupação, o PS salienta que é com grande dificuldade que vê o suposto êxito do programa de assistência financeira, quando o consumo privado decresce muito mais do que seria de esperar e quando o investimento (o que permitirá ao pai crescer e sair da crise) continua a decrescer de forma acentuada”, contrapôs Eurico Brilhante Dias.

Para o PS, o atual caminho do Governo é “errado”: “Este caminho de sacrifícios exigidos aos portugueses não está a ter a recompensa devida. Este caminho de sacrifícios dos portugueses está apenas a levar o país para o empobrecimento”.