home

PS considera “absolutamente alarmantes” projeções sobre desemprego

PS considera “absolutamente alarmantes” projeções sobre desemprego

O PS considerou hoje as projeções anunciadas pelo Governo sobre o desemprego “absolutamente alarmantes” e defendeu que a aplicação da política alemã em Portugal “significa uma catástrofe social”.

Carlos Zorrinho referiu que, “ainda há uma semana, o PS pediu ao Governo para rever o DEO, considerando, em particular, medidas de impulso ao crescimento e emprego”.

“O Governo não o fez, mas a realidade trata de desmentir diariamente o Governo. Os resultados e as projeções hoje anunciados pelo ministro das Finanças, no que respeita ao desemprego, são projeções absolutamente alarmantes”, denunciou o líder parlamentar do PS.

Carlos Zorrinho também criticou o primeiro-ministro, dizendo que “não pode continuar cegamente a seguir” a política da chanceler alemã, Angela Merkel.

“Essa política pode ser adequada para a Alemanha, mas para Portugal significa uma catástrofe social”, defendeu, dando como alternativas medidas de refinanciamento da economia e de fomento do consumo interno, sobretudo de bens produzidos em Portugal.

Propôs, entre outras, medidas de impulso à reabilitação urbana e o fim de “preconceitos por parte do Governo em relação a alguns grandes projetos, como, por exemplo, a ligação ferroviária entre o porto de Sines e Espanha”.

“Ainda esta semana esse projeto foi citado por especialista e comissários europeus, considerando que se trata de um projeto fundamental para a Europa, para Portugal e com cofinanciamento de 95 por cento. Projetos desse tipo animam a procura interna, criam emprego e dinâmica nas nossas empresas especializadas e universidades”, acrescentou o líder da bancada socialista.