home

PS congratula-se com a designação de 2013 como Ano Europeu dos Cidadãos

PS congratula-se com a designação de 2013 como Ano Europeu dos Cidadãos

O Partido Socialista, através de Jamila Madeira, Secretária Nacional do PS para os Movimentos Sociais, congratulou-se com a decisão do Conselho de Ministros da União Europeia de instituir 2013 como Ano Europeu dos Cidadãos. 

Esta decisão permite, num momento político sensível para a União Europeia, reforçar as premissas de solidariedade entre os seus Estados Membros através de um reforço do envolvimento os cidadãos na prossecução da construção de um projeto democrático, solidário e de paz no espaço europeu.

Assim, o Conselho de Ministros no quadro da propositura do Parlamento Europeu assumiu o compromisso de sensibilizar os cidadãos para os direitos que lhes assistem no quadro dos tratados. Uma lógica de assegurar que a livre circulação de pessoas, bens e serviços deve ser sempre portadora de todos os direitos inerentes ao cidadão em questão.

No entanto, num contexto como o atual, em que o divórcio entre cidadãos e eleitos se acentua e que cada vez mais as respostas da UE às angústias dos 500 milhões de cidadãos europeus estão frequentemente aquém do desejado e do necessário, leva a que seja crucial o desenvolvimento de uma estratégia de fortalecimento dos direitos e participação democrática através de uma sociedade civil cada vez mais esclarecida e ávida de outros caminhos.

Sem cidadãos esclarecidos, responsáveis e envolvidos no processo de construção democrática das soluções para cada um dos Estados Membros e da UE como um todo não será possível prosseguir o duro e difícil caminho que em conjunto temos pela frente.

A crise económica e financeira exige respostas difíceis que, na maioria dos casos, impõe soluções tomadas ao nível europeu em nome dos seus cidadãos. Apesar disso, estas mas não podem de forma alguma ser tomadas nas costas ou em prejuízo dos cidadãos europeus. Isto tem sido claro na mobilização cada vez mais evidente dos cidadãos no espaço público e em manifestações públicas. É crucial assegurar o regular e estreito envolvimento dos cidadãos na construção do seu futuro seja na sua condição de cidadão Europeus ou Portugueses. 

Neste contexto, em 2013 como sempre, o PS está disponível para trilhar, em diálogo construtivo, lado a lado com todos, este caminho de reforço democrático e de cidadania em prol de um outro caminho, de um caminho com futuro!