home

PS confia «até último momento» em «evolução» da maioria para posição comum

PS confia «até último momento» em «evolução» da maioria para posição comum

CarlosZorrinho_smallO líder da bancada do PS afirmou hoje que os socialistas confiam “até ao último momento” que a maioria PSD/CDS e o Governo “evoluirão” em matéria de política europeia, para que Portugal tenha uma posição “global” no próximo Conselho Europeu.

“Até ao último momento confiamos no sentido de Estado e na capacidade da maioria fazer o mesmo que o PS tem feito, ou seja, colocar os interesses de Portugal acima dos interesses partidários”, afirmou Carlos Zorrinho.

Para o líder parlamentar do PS, “é hoje evidente para um país como Portugal, e mesmo para a União Europeia, que o reforço do papel do Banco Central Europeu é muito importante”, referindo-se a uma posição socialista que não é suportada pelo Governo.

“Vamos esperar até ao último momento que haja uma evolução. E se não houver uma evolução, pelo menos o caminho percorrido até agora é um caminho que Portugal deve sobretudo ao PS, às propostas que fez e ao ato adicional que foi aprovado”, acrescentou.

Zorrinho revelou que “há muitas coisas na resolução da maioria com que os socialistas concordam”, reconhecendo que os dois partidos que suportam o Governo no Parlamento já fizeram uma evolução, levando-os a aceitar a proposta de negociação de um ato adicional ao tratado orçamental europeu.

As divergências situam-se ao nível do papel que deve ter o BCE na resposta à crise do euro e em relação à emissão dos chamados “eurobonds”, dois aspetos que são “do interesse” de Portugal e da generalidade dos países do Sul da Europa.

Na verdade, só a Alemanha se tem oposto de “forma determinada a esta perspetiva”, disse.

“Como os interesses de Portugal não são os da Alemanha, ainda temos esperança que o Governo evolua e possa vir a aceitar a nossa posição, para que possa haver uma resolução global ainda mais forte”, sublinhou.