home

PS classifica execução orçamental como "desastrosa"

PS classifica execução orçamental como "desastrosa"

O líder parlamentar socialista classificou hoje a execução orçamental do primeiro trimestre como “desastrosa” e insistiu nas críticas à forma como o Governo divulgou os dados, que indiciou “uma intolerável manipulação”.

“A execução orçamental do primeiro trimestre em Portugal foi desastrosa. Não vale a pena o Governo e a maioria distorcerem a realidade. Não vale a pena em particular insistir que foram cumpridos os critérios. O passado deste Governo está cheio de critérios cumpridos e metas falhadas”, afirmou o líder da bancada do PS, Carlos Zorrinho, numa declaração política no plenário da Assembleia da República.

Depois de elencar alguns dos principais indicadores revelados pela execução orçamental, Carlos Zorrinho passou às críticas à forma como os dados foram comunicados pelo Governo, recordando que o executivo de maioria PSD/CDS-PP começou por emitir apenas uma “nota apócrifa com os dados aparentemente favoráveis para condicionar a leitura do relatório” e colocou no portal do Governo “não uma nota oficial, mas um ‘take' da Lusa não assinado”.

“Este comportamento indicia uma intolerável manipulação. Uma forma de brincar com os números e com os portugueses que é inaceitável”, acusou Carlos Zorrinho, sublinhando que “a ética política não é um chavão” e que “o Governo tem o dever de prestar informação séria e credível” mesmo que essa informação revele “a crueza do seu fracasso”.

Carlos Zorrinho salientou ainda que se trata de um “problema de atitude democrática e de respeito pela prestação transparente de contas” e avisou que “não é com malabarismos de comunicação que se induz confiança aos agentes económicos”.