“O Partido Socialista chamou à Comissão de Saúde a senhora ministra da Saúde e o Dr. Fernando Araújo na sequência da demissão em bloco da direção executiva do SNS. Fizemo-lo por considerar que é importante esclarecer o país, através do Parlamento, das razões desta saída”, esclareceu a presidente do Grupo Parlamentar do PS, em declarações à comunicação social, no final da reunião semanal da bancada.
Alexandra Leitão frisou a importância de se saber o que “o Ministério da Saúde pretende fazer, porque podemos estar a assistir a uma lógica de reversão de uma reforma que estava em curso, que não foi ainda avaliada”.
“Queremos perceber as razões desta evolução que se traduz na demissão em bloco da direção executiva do SNS”, reforçou a líder parlamentar socialista, defendendo que a sede própria para esta explicação é, “naturalmente, o Parlamento”.
Relativamente à possibilidade de as propostas de alteração das taxas e tabelas do IRS descerem à especialidade sem votação, Alexandra Leitão esclareceu que a posição do PS “é que a eventual descida sem votação terá de ser para todas as propostas”.
“Não temos ainda resposta quanto a isso, ficamos calmamente a aguardar, sendo que temos o nosso projeto”, comentou.