home

PS/Castelo Branco saúda redução do preço das portagens

PS/Castelo Branco saúda redução do preço das portagens

“Uma data histórica para o distrito de Castelo Branco”. É desta forma que a Federação socialista liderada por Hortense Martins saúda as medidas anunciadas pelo Governo que concretizam a redução do preço das portagens na A23, assim como a conclusão das obras de eletrificação na Linha da Beira Baixa, assinalando mais dois compromissos que são cumpridos com os portugueses.
Deputados do PS reúnem-se com ULS de Castelo Branco em defesa da Maternidade

“O Governo do Partido Socialista cumpre mais dois compromissos que assumiu com os portugueses e, em particular, com os beirões: o regime de portagens na Autoestrada da Beira Interior (A23) foi revisto, o preço vai ser reduzido e a Linha da Beira Baixa vai ficar integralmente eletrificada”, refere em comunicado a Federação do PS de Castelo Branco.

Os socialistas assinalam que a redução de 15% no valor das portagens aplicada pelo Executivo, ainda que ficando aquém do que seria desejável para as necessidades da região, é a medida “possível, atendendo às circunstâncias económico-financeiras do país, e aos trágicos resultados sociais das políticas de austeridade adotadas pelo Governo PSD/CDS”.

Recordando que a introdução de portagens na A23 “foi forçada pela maioria PSD/CDS”, na negociação do PEC III e do Orçamento do Estado para 2011, a Federação do PS/Castelo Branco lembra ainda que foi a mesma maioria de direita quem “eliminou a discriminação positiva constituída por descontos e isenções parciais, concedidas a particulares e empresas dos concelhos” servidos pela Autoestrada da Beira Interior.

Os socialistas do distrito saúdam assim as medidas aprovadas pelo Governo do PS, prometendo também acompanhar a avaliação dos impactos da redução anunciada e defendendo que a revisão do regime de portagens “deverá ter em conta a inexistência de vias alternativas, considerando a isenção para essas situações, e também a realização da justiça devida para com as populações das regiões mais desfavorecidas”.

“Os anúncios feitos transformaram o dia 20 de julho de 2016 numa data histórica para o distrito de Castelo Branco”, sublinham.