home

PS avisa que só faz sentido aprovar nova resolução se o Governo evoluir

PS avisa que só faz sentido aprovar nova resolução se o Governo evoluir

O PS avisou hoje o Governo que não fará sentido aprovar uma nova resolução sobre política europeia se a maioria PSD/CDS se recusar a “evoluir” nas suas posições em matérias como a mutualização da dívida.

No final da reunião da Comissão Política Nacional do PS, Carlos Zorrinho advertiu o Executivo de Passos Coelho que terá de defender no próximo Conselho Europeu o teor da resolução apresentada pelos socialistas e que, em maio, foi aprovada na Assembleia da República.

“Se o Governo quer evoluir, tem de abrir-se a novas e melhores propostas, como o reforço do papel do Banco Central Europeu e do Fundo de Equilíbrio Financeiro, a promoção do emprego e do crescimento. Até agora, o Governo tem feito proclamações de vontade de consenso, mas ainda não evoluiu”, disse.

Depois avisou: “Se o Governo não evoluir nas suas posições, não faz sentido haver outra resolução. Só faz sentido haver outra resolução se o Governo aceitar ir mais longe”.

O líder parlamentar socialista referiu, ainda, que, enquanto o PS admite discutir fórmulas de consagração de ‘eurobonds’, da parte do Governo “não houve sequer abertura para discutir a forma como isso se faz”.

“É incompreensível que um Governo de um país como Portugal, que tem tanto a ganhar com uma mutualização da dívida, apresente tantas hesitações e, ao mesmo tempo, seja tão passivo e seguidista face à agenda alemã, que em nada beneficia os países do sul da Europa”, acrescentou Carlos Zorrinho.