home

PS avança com voto de condenação do deputado do Chega por declaração xenófoba “inadmissível”

PS avança com voto de condenação do deputado do Chega por declaração xenófoba “inadmissível”

A presidente do Grupo Parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, anunciou esta quarta-feira que vai propor na Assembleia da República uma condenação formal do deputado do Chega por declaração xenófoba “inadmissível”, depois de este ter sugerido a deportação da deputada do Livre Joacine Katar Moreira.
PS avança com voto de condenação do deputado do Chega por declaração xenófoba “inadmissível”

“O PS condena veementemente as afirmações proferidas contra um deputado, que são xenófobas. O convite feito a qualquer cidadão para sair e voltar ao seu país de origem é inadmissível numa sociedade democrática e é inadmissível em Portugal. Isto, para o PS, não passará sem uma condenação formal no espaço próprio, que é o Parlamento”, afirmou Ana Catarina Mendes, em declarações aos jornalistas no segundo e último dia de Jornadas Parlamentares, a decorrer em Setúbal.

Depois de Joacine Katar Moreira ter apresentado uma proposta para a devolução de património existente nos museus portugueses aos países de origem nas antigas colónias de Portugal, o deputado do Chega propôs a devolução da deputada do Livre ao seu país de origem.

A líder da bancada socialista considera que esta declaração “contraria todos os princípios numa sociedade inclusiva como a portuguesa”.

“Ponderamos apresentar um voto de condenação, porque essas palavras são demasiado graves e não fazem parte da tradição de sociedade integradora que tem Portugal. O PS luta por uma sociedade livre e inclusiva, razão pela qual considera inadmissíveis essas declarações, seja contra uma deputada em exercício de funções, seja contra qualquer cidadão alvo de um ataque dessa natureza”, defendeu a presidente do Grupo Parlamentar do PS.