PS assinala arranque com “grandes resultados” do plano de testagem maciça
“Hoje, na reunião de peritos [no Infarmed], pudemos perceber que Portugal está no bom caminho, que os dados epidemiológicos mostram que Portugal continua a contraciclo dos outros países, portanto, numa tendência de decrescimento, com uma incidência estabilizada”, garantiu a deputada do PS Maria Antónia de Almeida Santos, que avançou que o plano de testagem massiva já arrancou “com grandes resultados”.
A dirigente socialista, que falava aos jornalistas, no Parlamento, no final de mais uma reunião sobre a evolução da situação epidemiológica em Portugal, no Infarmed, com a presença do Presidente da República, do presidente da Assembleia da República, do primeiro-ministro, de representantes dos partidos, dos membros do Conselho de Estado e dos parceiros sociais, revelou que Portugal tem “um nível de transmissão que ainda está abaixo do 1, e é assim que pretendemos que se mantenha”.
“Também foi com muito agrado que ouvimos que há um plano de testagem massiva para Portugal, que já se iniciou e com grandes resultados. A taxa de positividade baixou bastante”, sublinhou a parlamentar, que referiu que esta notícia deve “animar” os portugueses, mas “não nos deve fazer baixar a guarda”.
De acordo com a deputada do Partido Socialista, o país vai “continuar a aumentar a capacidade de testagem”, testando os “vários setores, desde o setor público, o setor privado, ao setor social”, e as autarquias vão estar “empenhadas neste processo”, chegando “ao ponto de testar até eventos sociais, quando puderem existir”.
Um milhão de portugueses vacinados
Relativamente ao processo de vacinação contra a Covid-19, Maria Antónia de Almeida Santos asseverou que a capacidade aumentou e vai continuar a aumentar. “Como todos sabemos, vêm mais vacinas”, salientou a socialista, que divulgou que “esta semana vamos atingir um milhão de portugueses vacinados” com a primeira dose, sendo cerca de meio milhão os portugueses já com as duas doses completas.
A deputada do PS considerou, assim, que “são dados positivos e que animam”, tendo em conta que Portugal iniciou o período de desconfinamento na semana passada, “uma trajetória sempre com muito cuidado, mas no sentido de podermos recuperar a nossa liberdade, a nossa mobilidade e sempre com saúde”.
Frisando o processo “lento e gradual” do desconfinamento, Maria Antónia de Almeida Santos pediu aos portugueses para terem “cuidado”, não deitando “abaixo este esforço imenso que a sociedade tem feito”. “Para que esta trajetória se mantenha, os portugueses têm de aguentar firmes nesta trajetória de cautelas, de desconfinar a pouco, evitar contactos desnecessários”, vincou.
Quanto ao período da Páscoa, a deputada do Partido Socialista foi clara: “Tenhamos consciência de que algum facilitismo, nem que seja numa forma espontânea, pode, de alguma forma, comprometer o nosso futuro muito próximo”.
Segundo os indicadores dados a conhecer na reunião desta manhã, “estamos no bom caminho e era bom que assim pudéssemos continuar”, concluiu a socialista.