home

PS assina acordo de cooperação com o PAICV

PS assina acordo de cooperação com o PAICV

O Partido Socialista assinou hoje, na Cidade da Praia, um acordo de cooperação com o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), visando o aprofundamento das relações.

O acordo foi assinado pelo secretário-geral do PS português, António José Seguro, e pelo presidente PAICV, José Maria Neves.

O protocolo visa a realização de várias ações de cooperação no domínio da formação e concertação política, e ainda cimeiras bilaterais a realizar a cada dois anos, alternadamente nos dois países, assim como o apoio mútuo às candidaturas dos dois partidos nos respetivos círculos eleitorais, através das respetivas diásporas, além de encontros prévios antes das reuniões da Internacional Socialista (IS).

António José Seguro lembrou que é a primeira vez que um acordo do género é assinado entre os dois partidos, apesar das longas relações de amizade e de cooperação já existentes, e explicou que é assinado num momento em que, tanto em Cabo Verde como em Portugal, os mais necessitados “precisam de governantes com sensibilidade social”.

“Este protocolo é a pensar nos cabo-verdianos e nos portugueses, sobretudo aqueles que menos têm e que mais necessitam de políticas públicas e de governantes com sensibilidade social”, disse.

Para o líder do PAICV, o acordo espelha a dinâmica que se quer introduzir na cooperação entre os dois partidos e lembrou o contributo que o PS deu, enquanto Governo, à integração dos cabo-verdianos residentes em Portugal.

“O PS tem dado um decisivo contributo para a melhor integração da comunidade cabo-verdiana em Portugal. Durante os governos do PS, houve tomada de posições e foram adotadas medidas sempre orientadas para uma melhor inserção social, profissional e política dos cabo-verdianos em Portugal”, referiu.