home

PS aprova diretas a 13 e 14 de março e Congresso Nacional em Viseu

PS aprova diretas a 13 e 14 de março e Congresso Nacional em Viseu

A Comissão Nacional do Partido Socialista aprovou no sábado, em Lisboa, o agendamento das eleições diretas para o cargo de Secretário-Geral para 13 e 14 de março e o XXV Congresso Nacional para 27, 28 e 29 de março, em Viseu.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais

As datas foram aprovadas por unanimidade, através de voto eletrónico, na reunião do órgão máximo do partido entre congressos, tendo sido anunciadas pelo presidente do Partido Socialista.

Carlos César sublinhou que esta reunião magna marca um “período de reorganização interna e de relegitimação dos órgãos próprios do PS”, que projetará o partido “com maior eficiência para o próximo futuro”.

O Presidente socialista realçou que o PS vive uma “fase de grande unidade e de grande entusiasmo” marcada pelo resultado de recuperação nas eleições autárquicas e com a vitória do candidato apoiado pelo Partido Socialista na primeira volta das eleições presidenciais, que constitui um “fator de esperança na consolidação da nossa democracia e na projeção externa do país”.

“Estamos, por isso, muito empenhados, muito unidos, muito confiantes e muito esperançosos no futuro do nosso país e na presença influente do Partido Socialista”, concluiu.

Carlos César sublinhou ainda que a recandidatura de José Luís Carneiro à liderança do partido “terá certamente todas as condições de continuar a fazer esta projeção e esta reabilitação que o Partido Socialista necessita para ser uma força central na vida política portuguesa”.

De acordo com as deliberações da Comissão Nacional, o prazo para apresentação de candidaturas a Secretário-Geral termina a 26 de fevereiro, a mesma data que se aplica ao prazo de candidaturas para Presidente e para a Comissão Política Nacional das Mulheres Socialistas.

Ainda segundo o calendário aprovado, além das eleições diretas, realizam-se a 13 e 14 de março a eleição dos delegados ao Congresso e da Presidente e Comissão Política Nacional das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos.

As listas de candidatos a delegados ao Congresso têm de ser entregues até 5 e 6 de março. A Comissão Organizadora do Congresso, também aprovada no sábado, será presidida por Francisco César.

Mobilização nas presidenciais para “cuidar da vitória da democracia”

Questionado sobre a segunda volta das presidenciais, em 8 de fevereiro, o Presidente do PS vincou a importância de se reforçar uma grande mobilização em torno da candidatura de António José Seguro, lembrando que o risco de menor participação é um “clássico eleitoral” quando existe uma “presunção de vitória muito forte”.

“Quando existe uma presunção de vitória muito forte de um candidato, há sempre uma menor atenção dos seus eleitores potenciais e isso pode prejudicar a dimensão da sua vitória”, disse.

Para Carlos César, nesta eleição é “muito importante que se cuide da vitória da democracia” e “não se valorize aqueles que se têm oposto ao regime democrático”.

O Presidente do PS afirmou que o primeiro lugar de António José Seguro na primeira volta foi, em primeiro lugar, uma “vitória dos portugueses” e um “motivo de grande satisfação do PS” e apelou aos democratas, de diferentes opções políticas, que “se reúnam no sentido de conferir ao candidato que representa a defesa dos valores democráticos uma grande vitória”.

ARTIGOS RELACIONADOS