home

PS apresentará um programa de reforma para a saúde

PS apresentará um programa de reforma para a saúde

Álvaro Beleza afirmou hoje que o PS apresentará um programa de reforma para a saúde em que se promoverá uma gradual “separação de águas” entre os setores públicos e privado.

De acordo com este membro do Secretariado Nacional do PS, dentro do Laboratório de Ideias e Propostas para Portugal (LIPP), está a ser trabalhada a ideia de “separar águas entre público e privado, apostando-se num Serviço Nacional de Saúde (SNS) mais forte, que garanta a todos os portugueses a universalidade da prestação de cuidados de saúde”.

“Defendemos e temos vindo a aprofundar um trabalho que aposta na dedicação plena dos profissionais de saúde ao SNS, sejam médicos, enfermeiros, técnicos de análise ou farmacêuticos. Isso, obviamente, terá de ser feito de forma gradual, iniciando-se com os novos contratos e exigindo às lideranças, nomeadamente diretores de serviço”, disse.

Esta via, segundo Álvaro Beleza, “evita conflitos de interesses, permite maior transparência de processos e, acima de tudo, possibilita o aproveitamento da capacidade instalada do Estado na sua totalidade”.

“Este é um dos pontos essenciais numa reforma da saúde, tendo em vista tornar este setor sustentável com os meios financeiros disponíveis no país”, salientou.

Interrogado sobre o futuro da ADSE no âmbito do projeto de reforma do PS, Álvaro Beleza referiu que os subsistemas de saúde “serão integrados no SNS”.

“Mas esse processo tem de ser gradual, tem de se ouvir os sócios (utentes dos subsistemas) e tem de se garantir direitos adquiridos. Este caminho está inscrito no memorando da 'troika' e já vinha dos governos socialistas”, referiu o dirigente do PS.