home

PS apresentará propostas para melhorar um orçamento que é responsabilidade do Governo

PS apresentará propostas para melhorar um orçamento que é responsabilidade do Governo

O Secretário-Geral do PS, Pedro Nuno Santos, afirmou hoje que os socialistas irão apresentar as suas propostas na negociação do Orçamento do Estado para 2025, visando melhorar um documento que não será do Partido Socialista, mas do Governo, definindo matérias que são condição mínima e esperando um compromisso recíproco da parte do primeiro-ministro e líder do PSD.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais

“Há uma disponibilidade do PS para negociar o orçamento, para tornar o orçamento um bocadinho melhor e para garantirmos que há estabilidade em Portugal e que não vamos já para eleições”, disse Pedro Nuno Santos, falando no final de uma visita à Escola Básica e Secundária Ibn Mucana, em Alcabideche, no concelho de Cascais, por ocasião da abertura do novo ano escolar.

Sublinhando que este “não é um orçamento do PS”, mas sim da responsabilidade do Governo PSD/CDS, Pedro Nuno Santos vincou que não está em causa encontrar-se “a meio caminho” com as propostas do executivo, mas sim garantir que políticas que “são erradas e injustas” para o país, como as medidas do IRS Jovem e do IRC, “não estejam no orçamento”

“Já apresentamos as matérias que nós não aceitamos que sejam introduzidas no orçamento. E depois de nós termos isso garantido, apresentarmos as propostas que queremos que constem”, enfatizou, referindo que a reunião desta semana entre PS e Governo “foi importante” para receber a informação orçamental que tinha sido pedida e que o executivo não tinha ainda disponibilizado.

Pedro Nuno Santos disse ainda esperar que o primeiro-ministro esteja presente na próxima reunião com o PS sobre o orçamento, considerando um sinal “muito importante” que ambos os líderes “se comprometam com a negociação”.

“Eu lembro que [o ex-primeiro-ministro] António Costa dava o pontapé de saída para as reuniões reunindo com os líderes dos partidos que estavam disponíveis para viabilizar o orçamento. Esse trabalho deve ser feito pelo primeiro-ministro”, concluiu o Secretário-Geral do PS.

ARTIGOS RELACIONADOS