PS apresentará lista integralmente paritária às Europeias
Do encontro saiu o compromisso de que a lista a apresentar pelo PS às eleições de 26 de maio será “integralmente paritária” em termos de género e que a representatividade das Regiões Autónomas dos Açores e Madeira estará também assegurada entre os primeiros lugares efetivos.
A reunião serviu ainda para o Secretário-geral do PS receber um mandato da Comissão Política Nacional para apresentar oficialmente o cabeça de lista do PS no próximo dia 16, durante a Convenção Nacional, em Vila Nova de Gaia, como deu conta no final do encontro, falando aos jornalistas, o dirigente nacional Bernardo Trindade.
“No dia 16 faremos uma grande Convenção Nacional, em Gaia, onde será anunciado o cabeça de lista do Partido Socialista às eleições europeias. Para tal a Comissão Política Nacional mandatou o Secretário-geral para trabalhar sobre essa escolha”, que será apresentada nesse dia, referiu.
Bernardo Trindade salientou que o PS está a concretizar o programa que calendarizou, na preparação para as europeias de maio, “que passa por finalizar as convenções regionais”, este sábado, no Montijo, “dando expressão” à decisão da direção do partido de levar um debate alargado às cinco regiões do continente – Algarve, Alentejo, Centro, Norte e Lisboa e Vale do Tejo – e às duas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
“Hoje a mobilização do partido faz-se um pouco por todo o país”, sublinhou, destacando “uma adesão fortíssima, de grande aceitação e intervenção”.
Depois de apresentado o cabeça de lista, a restante lista do Partido Socialista será aprovada no próximo dia 28, em nova Comissão Política Nacional. Já no dia 9 de março, em reunião de Comissão Nacional, será aprovado o manifesto político que o PS irá apresentar às eleições europeias.